sábado, 31 de outubro de 2009

Lápis e Papel


Lápis e Papel



Oi queridos blogueiros,

Eu estava aqui ajudando o meu primogênito com suas tarefinhas, enquanto o caçula, de um aninho, tentava subir no meu colo pra escrever também, e eu lhe dei lápis e um papel. Ambos ficaram realizados, muito felizes, e eu também é claro! Acredito que quem está na posição de mãe, pai, educador, e/ou responsável, sempre é um(a) professor(a) em potencial, e se estamos dispostos, isso pode nos ensinar muitas coisas legais. Aprendizagem e ensino são sempre uma experiência de troca, e deve ser principalmente entre nós e nossos filhos. Eu tenho aprendido cada coisa com os meus, e umas muito engraçadas! Educar se aprende educando, algo que meus pais e avós me ensinaram.
Interessante que no mês de outubro, tanto se comemora o dia das crianças como o dia dos professores. Realmente, tem tudo a ver, pois a criança está sempre com aqueles olhões abertos, procurando descobrir, e as mãos prontas para pegar em alguma coisa, ela sempre quer algo mais e vem com suas indagações e sua criatividade que floresce num piscar de olhos, e quem está ao seu lado deve desfrutar desse tempo, pois todos ganham. Ah, se todos tivessem uma oportunidade de ter tido ou ter verdadeiros educadores ao seu lado! Com certeza a história do nosso país seria outra!
Bem, aqui vai o meu apelo e o meu conselho, como diz o “velho deitado”(brincadeira): “quem avisa amigo é”. Vamos investir um pouco mais do nosso tempo com as crianças, acreditar nelas, mesmo sendo pequeninas, ou não sendo necessariamente crianças de nosso núcleo familiar, elas merecem a tentativa de aprenderem algo de bom com alguém de bem.
Muitas vezes o que temos em nós e em nossas mãos, já é o suficiente pra fazer a diferença: o exemplo, a criatividade, uma palavra, um lápis, um papel... Cabe a cada um de nós valorizar mais a educação, e aproveitar tudo o que ela pode nos trazer de excelente. Ainda dá tempo, se acreditarmos e agirmos assim hoje, o futuro e nossos netos agradecerão os nossos esforços.  Como diria alguém: “feliz aquele que transmite o que sabe e aprende o que ensina”.

Um abraço a todos, Vivi :**** :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário