segunda-feira, 28 de março de 2011

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte I

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte I 


Oi amigos queridos, sempre achei muito interessante as 
passagens bíblicas que falam sobre terra, plantas, agricultura, jardim, flores, frutos, básamos... Por isso, resolvi falar sobre algumas dessas maravilhas! :) 

É muito bom termos um tempinho para admirar, apreciar e aprender um pouco mais sobre o quê essas plantas podem nos oferecer e ensinar. Afinal, o próprio Senhor Jesus em suas palavras, gostava muito de se utilizar dessas comparações. Lembrando o que Ele mesmo nos disse:“Eu sou a verdadeira videira (árvore da Uva - Vide - Vida ) e o meu Pai é o agricultor (quem cuida e cultiva). Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim, e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado.” Jo 15: 1-3
      
Então, pensando nisso, colhi em minhas pesquisas na net, algumas dessas plantas lindas para você, 
ou melhor para nós!

Além da beleza e da vida, elas são cheias de significados bíblicos, tranzendo-nos à reflexão sobre nós e nossos atos. Essa é apenas a primeira parte! 
Espero que vocês colham o melhor pra vocês! 


 Açafrão

              Decaração de amor do Rei Salomão para sua amada, que para ele era perfumada, bonita e transbordava vida: "O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!"
Cânticos 4:14-15

Elas existem nas cores lilás, amarelas e vermelhas. São usadas como corantes (tinturaria), aromatizantes, condimento e servem para fazer chá. Ajudam no combate à hemorróidas, histeria, asma, cálculos dos rins, figado e bexiga. No Brasil estão desenvolvendo pesquisas na busca de cura contra o cancêr de pele.



Açucena


Conversa entre o Rei Salomão e sua amada.
Ambos se comparando às plantas, especiarias e rosas do campo.
O livro de Cântigos ou Cantares também pode ser interpretado como o amor de Jesus por sua Igreja (a noiva, as pessoas que o amam). Ele, Jesus (o noivo), vê nela o seu melhor, lindo, maior e único amor. E da mesma forma a Igreja (a noiva), que mesmo tendo enfrentado alguns "baixos", volta-se para o noivo e o reconhece como seu salvador e amado de sua alma.


"Eu sou um narciso de Sarom, uma açucena dos vales.
Qual uma açucena entre espinhos, Tal é a minha amada entre as mulheres.
Qual a macieira entre as árvores do bosque, Tal é o meu amado entre os homens. Sento-me com grande gozo à sua sombra, E o seu fruto é doce ao meu paladar.
Leva-me ele à sala do banquete, E o seu estandarte sobre mim é o amor." Cântigos 2:1-4


São vistosas, também conhecidas como flor da imperatriz, estrela do Norte... Grandes e belas, suas flores são cônicas, geralmente brancas, rosas ou vermelhas.


 Alho e Alho Silvestre

"Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.  Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos." 
Números 11:5

Esta passagem demonstra a ingratidão do povo hebreu, lembrando das boas comidas que tinham no Egito, esquecendo-se assim, do simultâneo e longo tempo de escravidão que tiveram que suportar! Apesar de estarem libertos do jugo do "Faraó", reclamavam do maná que Deus derramava como chuva sobre eles, para que suportassem o tempo no deserto, não passassem fome e fossem em rumo à terra prometida.

 O Maná: "E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio. Espalhava-se o povo e o colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco.
E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, o maná descia sobre ele."
Nm 10:7-9


O alho é muito usado na culinária, principalmente nos temperos, existem diversos tipos de alho. Tem  gosto indiscutivelmente forte, flores brancas ou lilás e possuem cheiro bem agradável! Era muito apreciado pelos reis.  De acordo com a medicina natural, o alho ajuda como expectorante, antigripal, desinfetante, antinflamatório, antisséptico e vermífugo.


 
Aloés
                     
Nardo e açafrão, canela e cinamomo, com todas as árvores de incenso, mirra e aloés, com os bálsamos mais preciosos. Cântico dos Cânticos 4:14

Elas se estendem como vales, como jardins à beira do rio, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto das águas. Números 24:6


Exalam vossas vestes perfume de mirra, aloés e incenso; do palácio de marfim os sons das liras vos deleitam. Salmos 44: 9

Perfumei meu leito com mirra, com aloés e cinamomo. Provérbios 7:17

Acompanhou-o Nicodemos (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Evangelho II São João 19:39

São tantas as passagens que falam sobre as aloés. Sendo utilizadas para perfumar, para encantar, presentear, para representar o cuidado de Deus e o forte crescimento do povo que o ama! 

Queridos, essa planta é demais!!! Meus pais a amam!!!
Aqui no Brasil ela é tem outro nome, vou dar uma dica: as mulheres adoram colocá-la nos cabelos e usá-la em tratamento de beleza!!! 
Conhecida como Aloe Vera ou "Babosa" (aqui no Brasil), possuem mais de 200 (duzentas) espécies, mas destas, apenas 4 são seguras para o consumo humano. De cor verde, folhas espinhosas, têm alta capacidade de sobrevivência, inclusive em áreas desérticas. É muito usada na química, na medicina, desde a antiguidade, seja para tratamento de pele, acnes, psoríase, hanseníase, entre outros, até mesmo contra o câncer! Ela tem grande capacidade de regeneração, propriedades antibacterianas, cicatrizantes, calmantes, reidratantes, ajuda no tratamento de queimaduras, etc. São ricas em proteínas, vitaminas e sais minerais, enfim.
Ela é "O Cara"! :)))

Por hoje é só Pessoal!!! :) Beijos, muita paz, boa colheita, Vivi


Nenhum comentário:

Postar um comentário