sábado, 2 de abril de 2011

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte III

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte III


Bálsamo e o Bálsamo de Gileade

Oi queridos, hoje a mensagem está perfumada! Quem não gosta de um bom perfume? Eu adoro!

Pois é, o nome bálsamo, aplica-se às várias plantas que têm substâncias aromáticas, como: perfumes, especiarias, óleos e resinas. O bálsamo, além de ter propriedades medicinais, trata-se de uma planta que produzia o perfume mais famoso do Oriente! 

 Uma grande parte dos cientistas, identificam que o Bálsamo seja originado de uma espécie africana denominada  de commiphora gileadensis ou também conhecida como planta cistus creticus.


O bálsamo era muito presenteado e desejado pelos reis, comerciantes e povos, principalmente pelas mulheres: era um artigo fino e caríssimo. Na antiguidade, eram plantados nas proximidades do mar morto, 
em Jericó, Gileade, enfim. 

"Depois, assentaram-se a comer pão; levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que vinha uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-lo ao Egito" Gn 37:25.

Além de tudo, os bálsamos eram utilizados como: 
  • Óleo de unção, Êxodo 25:6;
  • Encontrava-se  entre os presentes dados pela Rainha de Sabá ao Rei Salomão e foi classificado como tesouro:

    "E a própria rainha de Sabá ouviu as notícias a respeito de Salomão e ela passou a vir, para pôr Salomão à prova com perguntas difíceis, em Jerusalém, junto com um séquito bem impressionante e com camelos carregando óleo de bálsamo, e ouro em grande quantidade, e pedras preciosas. 
    Então ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e óleo de bálsamo em quantidade muito grande, e pedras preciosas; e nunca viera a ter óleo de bálsamo semelhante a este que a rainha de Sabá deu ao Rei Salomão." (I Cr 9: 1;9)
  • Também era uma forma de pagar os tributos (IRS 10:2, 10, 25 e 2 Cr 9:1, 9 e 24);
  • Era utilizado do para embalsamar os mortos, porém difere do embalsamento egípcio (2 Cr 16:14);
  • Estér foi embalsamada seis meses antes de se apresentar ao Rei (Est 2:12);
  • Para Jacó era um dos produtos mais excelente do país:
"Então disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente: um pouco do bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, terebinto e amêndoas." Gn 43:11

Hoje em dia, o bálsamo cistus creticus é comum e encontrado na região do Jordão, suas plantas são muito perfumadas, algumas espécies produzem uma forma de resina ou óleo de cor dourada e cheiro agradavelmente forte, e é muito usada em perfumaria, tratamentos de beleza, incensos e algumas igrejas o utilizam como óleo da unção. 


 Bálsamo de Gileade
 
Gileade: "Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, 
ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã:" Dt 34:1

A Palavra de Deus mostra como o Bálsamo de Gileade era especial, pois possuia além de várias qualidades e propriedades medicinais incomparáveis e por isso era muito procurado. 

" Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?" Jr 8:22

Apesar da Região de Gileade se enriquecer devido ao grande comércio, havia uma pobreza espiritual muito grande. O povo chegava a oferecer o bálsamo em rituais pagãos, escutavam falsos profetas e se prostavam diante de falsos deuses. Desta forma, Israel rejeitou a Deus, não achava que precisava dEle e nem se achava doente. Então, Deus se afastou!

Deus viu que o povo estava se inflamando cada vez mais com suas vaidades, riquezas e facilidades. Por isso o povo se enfraqueceu e ficou doente. O Senhor queria que o povo não se utilizasse de seu bálsamo de qualquer jeito, somente para ficar bom, mas queria que ele compreendesse a importância do bálsamo de Deus para suas vidas. Tinha médico e remédio em Gileade, mas o povo, longe de Deus, estava agindo mercenariamente, gananciosamente, sem atentar para Ele e para seus propósitos. 

Atitude bem diferente teve a mulher que prostou-se arrependida aos pés de Jesus, ela o reconheceu como Salvador e deu a Ele o melhor que tinha: 

"Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com bálsamo de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.
E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício?
Pois este bálsamo podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres.
Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre.
Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento. Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua."(Mateus 26:7-13).

O  bálsamo, na realidade, é uma representação de Jesus, pois é a vida que jorra da planta, e para que este processo ocorra, ela chega a ser raspada, ferida e muitas vezes morta, a fim de que outros ganhem saúde, força, perfume e vida.  O mesmo aconteceu com Jesus, que deu sua vida e seu sangue em favor de muitos, curando, perfumando, ungindo e trazendo a salvação. Por isso, em muitos estudos, o Senhor Jesus é comparado ao Bálsamo de Gileade.

"Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Is 53:5
  
Sim, há médico e há remédio em Gileade, desde se busque ao Senhor verdadeiramente, em sua essência!

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o SENHOR." Jeremias 29: 11- 14a

  

 Muito amor, saúde e paz, Virgínia

Uma música para hoje:




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário