sexta-feira, 1 de abril de 2011

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte II

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte II 


Oi amigos queridos,

Continuando a nossa caminhada, chegamos à parte II. Especialmente para vocês, ok?! Vão colhendo, espero que gostem, e que as apreciem! Desfrutem, pois é um verdadeiro jardim!!! :)


Amoreiras

"E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria." Lucas 17:6

Nesta passagem, Jesus ao falar sobre a fé, menciona o grão de mostarda (falaremos posteriormente) e a amoreira, esta última é a planta da amora. A fé, mesmo que seja pequeninha pode muitas coisas, inclusive mandar para o fundo do mar algo tão grande quanto a amoreira próxima a eles.

A amoreira é uma planta que aparece em bosques, prados, montanhas e colinas. Seus frutos são avermelhados ou quase pretos e suas folhas são indicadas contra inflamações e dores de barriga. Quando as amoras são fermentadas exalam um perfume semelhante ao das rosas.


 Anêmona

Anêmonas são flores delicadas, lindas, independentes e simples.
Também tem cores extremamente vívidas! Variadas entre brancas, vermelhas, azuis, lilás, amarelas e que com certeza chamam muita atenção! Apesar de sua fragilidade se reproduzem abundantemente, crescendo entre espinhos e jardins. Num só caule podem vir a nascer uma ou várias delas.
Provavelmente seu nome significa: "Querido" e/ou "Vento" (devido a grande facilidadede ser levada por ele), e consequentemente se reproduzem muito. Há mais de 120 espécies de anêmonas, encontram-se predominantemente em regiões montanhosas, de clima perene, como em partes da Europa, Ásia, África e Américas. Medicinalmente, elas são utilizadas para cólicas, dores urinárias e do sistema reprodutivo de homens e mulheres. Alguns estudiosos acreditam que as Anêmonas eram na realidade "os lírios dos vales", muito comuns em Israel.

De qualquer forma, sendo ou não os lírios do campo, essas flores são maravilhosas e suas descrições se encaixam bem às comparações de Salomão à sua amada, da palavra profética do Senhor em Oséias e de Jesus à sua Igreja. Como podemos ver a seguir: 

"Qual o lírio (anêmona) entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas." Cântico dos cântigos 2:2 

"Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio (a anêmona) e lançará as suas raízes como o Líbano. Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano." Oséias 14:5-6

"E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios (anemonas) do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). 

De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
" Mateus 6:28-33
Creio que o Senhor deseja isso de nós, que sejamos como essas flores,
capazes de nascer e exalar seu perfume e graça mesmo entre os espinhos! Independetemente de qualquer circunstância, elas são essencialmente abundantes, coloridas, terapêuticas, belas, simples, entregues e confiantes aos cuidados do Criador.

Arruda

A arruda é uma planta muito cultivada e, por ser muito adaptável, é existente nos
jardins do mundo inteiro. Suas flores são pequeninas e amareladas, servem tanto para remédio (dores reumáticas) como para tempero, e é originária do Sul da Europa.

"Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." Lc 11:40-42;

Era muito bem considerado e comum para os fariseus dizimarem entre outras coisas, 
hortaliças e plantas como a hortelã e a própria arruda. Mas Cristo ensinou que dizimar era um ato importante também, porém mais ainda, seria além disso, ter bondade, não só na aparência exterior, mas de ter principalmente o interior transformado e assim, que os fariseus se importassem verdadeiramente com o juízo (a justiça) e o amor de Deus!

Em tempo: arruda nada tem a ver com crendices! :)
 

"E vejo flores em você!" 

Um grande abraço, Virgínia :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário