segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Crianças :)


Crianças! :)
Oi amigos, hoje eu vim falar sobre crianças, afinal elas merecem todo apoio e carinho! :) Existe um dito popular que diz: “A educação de uma criança, começa dezoito anos antes dela nascer.” Em outras palavras, começa com os seus responsáveis. Parafraseando alguém: “O exemplo é a melhor forma de se educar, senão a única!” Acredito nisso!
As fases da infância e da adolescência são a base de tudo. São como um alicerce de um edifício em construção e, se têm uma boa base, formarão uma edificação apropriada e sólida. Nestes períodos da vida, formam-se o caráter e a personalidade de um ser humano. São épocas em que se adquirem uma bagagem de vivência que servirá para o resto da vida.
Já disse o sábio rei Salomão, em provérbios 22:6 e 3: 12-14: “Educa a
criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
“Porque o SENHOR corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.”
Não foi à toa que ele, Salomão, ficou conhecido na história por sua grande sabedoria.
E um dos casos mais populares, trata-se justamente da história em que ele resolve um problema entre duas mulheres que se diziam mãe de uma determinada criança. Com toda a sua sabedoria, ele resolveu a situação com louvor!
Salomão também afirmou que: “a estultícia está ligada ao
coração da criança, mas a disciplina a afastará dela!”. Essa é uma chamada de atenção aos pais e aos responsáveis, quanto às suas crianças. Em outras palavras, seria como se ele dissesse: não deixem suas crianças ficarem como bem entenderem, serem criadas de qualquer jeito ou fazer qualquer coisa! A verdade é que quando responsáveis não educam, a televisão, as ruas e outros farão este trabalho. Com certeza, ninguém e nada cuidarão delas com mesmo amor e respeito com que elas devem ser tratadas, pelo menos do modo com que você, deveria e poderia tratar.
Certa vez, vi uma mulher ajudar uma criança que quase caía
de um carrinho de compras num mercantil, a mãe não estava vendo, outros mais perto viram e não fizeram nada, mas aquela transeunte próxima, foi em cima, e salvou a criança! Se quisesse, ela poderia muito bem, não ter se envolvido, afinal, nem conhecia a criança, contudo, em sua consciência, ela sabia que podia fazer o que estava ao seu alcance, e a bondade que tinha nela, motivou-a a agir daquela forma, e por fim, a criança e os pais ficaram bem. Pequenas atitudes, que fazem muita diferença!
Amor, educação e disciplina caminham juntos e deveriam ser naturalmente tarefas cumpridas por toda sociedade e governo, se cada um deixasse de olhar só pro seu umbigo, e cuidassem uns dos outros, na medida do possível, importando-se de alguma forma. Se é utopia? Realmente não sei! Quem sabe? Só sei que temos que fazer a nossa parte. Porém, além disso, essas tarefas são principalmente dos pais e/ou dos responsáveis. Com certeza, esses princípios norteadores formam pessoas de valor e constroem uma casa forte e, consequentemente, uma nação forte! E é assim que eu espero e quero ver o nosso Brasil: uma nação forte, educada e de valor! Que assim seja! A começar em mim, e se você estiver nessa também, em nós quem sabe?! Abraços, Vivi :)
PS! Abaixo tem outro texto! heheheh ;) 




Texto 2
Às crianças do mundo inteiro,
e àqueles que, mesmo adultos no exterior, cultivam suas crianças em seus corações:
Eu desejo, que hoje e pra sempre, seja realidade: que toda criança, tenha sempre por melhor amigo, Deus!
E também como amigos: os próximos e a si mesmas.
Que a pátria seja uma mãe e não exclua ninguém!
Que seja qual for a língua, ou cor, ou jeito, ou nação, que sejam amadas por padrão!
Que todos os dias sejam delas.
Que vivam o hoje com a sabedoria de um bom velhinho, mas com a confiança de uma criança que nina tranquilamente nos braços de sua mãe.
Que tenham fé, amor, esperança, dignidade, apoio, paz, justiça, alegria e atenção.
Que no momento de ser o mais forte, ajude ao mais fraco
e quando for o momento de ser o mais fraco, tenha ajuda do mais forte.
Que não façam distinção entre uma criança e outra, mas que as respeitem e sempre vejam nelas a beleza das diferenças.
Que não esqueçam as coisas boas que aprenderam e que possam compartilhar muitas coisas, entre elas, tudo de bom que vivem e que viveram.
Que tenham o direito de brincar, de sorrir, correr, pular, ouvir musiquinhas, muitas historinhas e tenham sempre o que comemorar!
Que em suas imaginações, elas voem como Peter Pan, mas sem ter medo de ficarem adultas, porque elas já sabem que em seus corações, elas serão para sempre, donas de seus respectivos mundos: B-612, S-738, C-421... e neles cada uma será para sempre príncipe ou princesa, com a rosa ou rosas a que tiver direito!
Que construam seus castelos sobre a rocha e guardem seus tesouros onde nem a traça e nem a ferrugem consomem.
Que tenham o que comer, o que beber, o que vestir, onde passear, onde dormir.
Que neste mundo elas sejam ensinadas a serem sábias, prudentes e cuidadosas. E como um bom escoteiro, estejam sempre-alertas!
Que não precisem ter medo, que sejam livres de todo e qualquer mal, que não fiquem doentes e nem precisem chorar, mas se acontecer ou quando acontecer, que tenham alguém amigo por perto para dar-lhes a mão.
Que sejam bem acolhidas, amparadas, adotadas, ensinadas, disciplinadas com amor, protegidas, abençoadas e compreendidas.
Sejam uma, duas três ou mais, não lavemos nossas mãos, pois quem apostar nelas, com certeza, já é um campeão.
Quando alguém precisar, elas serão as primeiras a dar o exemplo, a fazer e a ensinar.
Que tenham instrução, educação, oportunidades e escolham o melhor caminho.
Que sejam pessoas de bem e bons cidadãos.
Que aprendam com o passado, recebam o dia de hoje como um presente de Deus e colham o amanhã com muitas outras dádivas.
Jesus disse que o Reino de Deus é delas e que para viver neste reino de amor, justiça, paz e esperança, precisamos ter esse coração. Ele também nos disse: O Reino de Deus, não está aqui ou ali, está dentro de nós! Daqueles que tem o coração como o de uma criança. ;) Por Virgínia Campos

Abraços!!! :)


PS 2! Essa música é linda demais!

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.


Um comentário:

  1. Vi, seu blog ficou show!!!! Já virei seguidora! Adorei tudo!!!Ei, e vc tb é uma artista!!Que Deus te abençoe! Beijo grande!

    ResponderExcluir