sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pernas Cansadas


Quando meu filho mais velho era menor, após algum tempo de caminhada em nossos passeios, ele chegava para mim e dizia, com um olhar bem característico: “papai, eu estou com as pernas cansadas”. Em outras palavras, ele queria dizer: “você pode me carregar um pouco?”. O papai, com muita alegria, colocava ele sobre os ombros e andávamos um bom tempo assim: eu, segurando suas mãozinhas e conversando com ele, e ele, todo feliz por estar ali.

A experiência de ser pai tem me dado a oportunidade de compreender mais sobre o meu Deus e seu amor para conosco, de uma forma muito pessoal. Tantas vezes, quando estou cansado de lutar contra as adversidades da vida, contra os grandes obstáculos e outras dificuldades, o meu coração se volta para o Pai e diz: “Pai, estou cansado, ajuda-me a prosseguir!”. Hoje, eu entendo que, neste momento, espiritualmente Deus me toma e coloca em seus ombros, segurando as minhas mãos para que eu não caia, fazendo-me atravessar qualquer que seja o obstáculo, pois é Ele quem está andando por mim.

Ao refletir sobre isso, lembro-me das palavras de Jesus:
Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” (Mateus 11:28-29)

O amor de Deus nos coloca em lugares altos, segura nossas mãos para que estejamos guardados do mau e das tentações, dando-nos sua Paz e segurança, e nos faz atravessar e triunfar sobre as tempestades, mares e montanhas, como também sobre as pequenas poças e pedras de tropeço. Ele trata de nossa alma em cada uma de suas muitas facetas e necessidades.

Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.” (Salmo 16:11)

É maravilhoso constatar que não é necessário estar enfrentando grandes problemas ou dificuldades fundamentais para poder experimentar esta sensação de que Deus está conosco, guiando-nos e ajudando-nos. Para Ele, nossas pequenas coisas e atividades também são importantes: uma prova, um percurso no trânsito engarrafado, uma visita a algum amigo. Quando percebemos isso e adquirimos esta consciência, verificamos que Ele sempre está presente em todo momento e em cada aspecto de nossas vidas, ainda que nós não tenhamos percebido antes.

Deus não tem cartão de ponto, férias ou hora programada para agir em nossas vidas. Portanto, é irreal achar que Ele só age ou está presente quando estamos em uma igreja, em uma reunião ou outro momento específico. Quando inquirido sobre o agir ou não de Deus em um certo dia, Jesus respondeu: “O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.” (João 5:17b) Daí, vemos que o agir de Deus é constante, independente de datas, tempos e outros parâmetros ligados ao homem.

A todos que aceitarem a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de suas vidas, está garantido este relacionamento pessoal com Ele por meio da presença sensível de Deus em seu coração e em sua caminhada.

E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20b)

Ele, que, acima do amor de qualquer pai ou mãe humana por seus filhos, nos ama.

C.E.G.N.

  • Trechos bíblicos extraídos da Bíblia NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário