segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Minha pequena luz, vou deixar brilhar!



Este trecho de uma conhecida música sempre me tocou por sua simplicidade e riqueza. Desta frase, curtinha mas muito significativa, podemos extrair alguns pontos para reflexão:

Somos pequenos:
Por mais que perante os homens sejamos ou tenhamos alguma coisa que nos destaque, uma posição, posses ou conhecimentos, nunca deixaremos de ser o que nós somos: apenas humanos, pequeníssimos pontinhos invisíveis na imensidão da criação. Reconhecer-se pequeno é importantíssimo para que possamos ter consciência de que somos limitados, e de que não temos o direito de nos acharmos maiores ou melhores que os outros simplesmente por causa de uma coisa ou outra que pudemos conquistar – até porque, quem sabe, se o outro desprezado tivesse recebido as mesmas condições ou oportunidades, não teria se saído ainda melhor do que nós?
Para temer a Deus, é necessário conhecer e reconhecer a condição humana, de nossa pequenez perante o Criador, e isto é um princípio de sabedoria.

Mas podemos ter luz:
O que é “ter luz”? Com certeza, o sentido não é o mesmo que damos ao acender uma lâmpada. Existem diversas interpretações, desde as mais científicas até as mais poéticas, sobre o que é ter luz. Em meio a tantas vozes, que tal deixar a Bíblia explicar:
De novo Jesus começou a falar com eles e disse: — Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” João 8:12
Levante-se, Jerusalém! Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do SENHOR está brilhando sobre você. A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do SENHOR está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus.” Isaías 60:1-2
Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”. Mateus 5:14-16

Ter luz é ter a pessoa de Deus refletida em nossa própria pessoa. E esta luz de Deus em nós atrai as pessoas para Ele, e também nos permite enxergar claramente o caminho da vida, evitando buracos e tropeços.

E deixar brilhar a nossa pequena luz é uma decisão consciente:
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus.
E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus”. João 3:16-21

Deus nos deu a escolha: podemos nos aproximar dEle ou nos afastar. Ele não obriga ninguém a estar perto dEle, mas a todos que assim desejarem, Ele os receberá com um grande abraço amoroso de Pai, e estarmos reunidos assim com Deus é o objetivo da salvação que Ele nos deu por meio de Jesus Cristo.

Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la. (...)
A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1:1-5;9-12

E você, quer deixar sua pequena luz brilhar também?

C.E.G.N.

  • Trechos bíblicos extraídos da Bíblia NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário