segunda-feira, 28 de março de 2011

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte I

Admiráveis Plantas Bíblicas - Parte I 


Oi amigos queridos, sempre achei muito interessante as 
passagens bíblicas que falam sobre terra, plantas, agricultura, jardim, flores, frutos, básamos... Por isso, resolvi falar sobre algumas dessas maravilhas! :) 

É muito bom termos um tempinho para admirar, apreciar e aprender um pouco mais sobre o quê essas plantas podem nos oferecer e ensinar. Afinal, o próprio Senhor Jesus em suas palavras, gostava muito de se utilizar dessas comparações. Lembrando o que Ele mesmo nos disse:“Eu sou a verdadeira videira (árvore da Uva - Vide - Vida ) e o meu Pai é o agricultor (quem cuida e cultiva). Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim, e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado.” Jo 15: 1-3
      
Então, pensando nisso, colhi em minhas pesquisas na net, algumas dessas plantas lindas para você, 
ou melhor para nós!

Além da beleza e da vida, elas são cheias de significados bíblicos, tranzendo-nos à reflexão sobre nós e nossos atos. Essa é apenas a primeira parte! 
Espero que vocês colham o melhor pra vocês! 


 Açafrão

              Decaração de amor do Rei Salomão para sua amada, que para ele era perfumada, bonita e transbordava vida: "O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!"
Cânticos 4:14-15

Elas existem nas cores lilás, amarelas e vermelhas. São usadas como corantes (tinturaria), aromatizantes, condimento e servem para fazer chá. Ajudam no combate à hemorróidas, histeria, asma, cálculos dos rins, figado e bexiga. No Brasil estão desenvolvendo pesquisas na busca de cura contra o cancêr de pele.



Açucena


Conversa entre o Rei Salomão e sua amada.
Ambos se comparando às plantas, especiarias e rosas do campo.
O livro de Cântigos ou Cantares também pode ser interpretado como o amor de Jesus por sua Igreja (a noiva, as pessoas que o amam). Ele, Jesus (o noivo), vê nela o seu melhor, lindo, maior e único amor. E da mesma forma a Igreja (a noiva), que mesmo tendo enfrentado alguns "baixos", volta-se para o noivo e o reconhece como seu salvador e amado de sua alma.


"Eu sou um narciso de Sarom, uma açucena dos vales.
Qual uma açucena entre espinhos, Tal é a minha amada entre as mulheres.
Qual a macieira entre as árvores do bosque, Tal é o meu amado entre os homens. Sento-me com grande gozo à sua sombra, E o seu fruto é doce ao meu paladar.
Leva-me ele à sala do banquete, E o seu estandarte sobre mim é o amor." Cântigos 2:1-4


São vistosas, também conhecidas como flor da imperatriz, estrela do Norte... Grandes e belas, suas flores são cônicas, geralmente brancas, rosas ou vermelhas.


 Alho e Alho Silvestre

"Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.  Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos." 
Números 11:5

Esta passagem demonstra a ingratidão do povo hebreu, lembrando das boas comidas que tinham no Egito, esquecendo-se assim, do simultâneo e longo tempo de escravidão que tiveram que suportar! Apesar de estarem libertos do jugo do "Faraó", reclamavam do maná que Deus derramava como chuva sobre eles, para que suportassem o tempo no deserto, não passassem fome e fossem em rumo à terra prometida.

 O Maná: "E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio. Espalhava-se o povo e o colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco.
E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, o maná descia sobre ele."
Nm 10:7-9


O alho é muito usado na culinária, principalmente nos temperos, existem diversos tipos de alho. Tem  gosto indiscutivelmente forte, flores brancas ou lilás e possuem cheiro bem agradável! Era muito apreciado pelos reis.  De acordo com a medicina natural, o alho ajuda como expectorante, antigripal, desinfetante, antinflamatório, antisséptico e vermífugo.


 
Aloés
                     
Nardo e açafrão, canela e cinamomo, com todas as árvores de incenso, mirra e aloés, com os bálsamos mais preciosos. Cântico dos Cânticos 4:14

Elas se estendem como vales, como jardins à beira do rio, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto das águas. Números 24:6


Exalam vossas vestes perfume de mirra, aloés e incenso; do palácio de marfim os sons das liras vos deleitam. Salmos 44: 9

Perfumei meu leito com mirra, com aloés e cinamomo. Provérbios 7:17

Acompanhou-o Nicodemos (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Evangelho II São João 19:39

São tantas as passagens que falam sobre as aloés. Sendo utilizadas para perfumar, para encantar, presentear, para representar o cuidado de Deus e o forte crescimento do povo que o ama! 

Queridos, essa planta é demais!!! Meus pais a amam!!!
Aqui no Brasil ela é tem outro nome, vou dar uma dica: as mulheres adoram colocá-la nos cabelos e usá-la em tratamento de beleza!!! 
Conhecida como Aloe Vera ou "Babosa" (aqui no Brasil), possuem mais de 200 (duzentas) espécies, mas destas, apenas 4 são seguras para o consumo humano. De cor verde, folhas espinhosas, têm alta capacidade de sobrevivência, inclusive em áreas desérticas. É muito usada na química, na medicina, desde a antiguidade, seja para tratamento de pele, acnes, psoríase, hanseníase, entre outros, até mesmo contra o câncer! Ela tem grande capacidade de regeneração, propriedades antibacterianas, cicatrizantes, calmantes, reidratantes, ajuda no tratamento de queimaduras, etc. São ricas em proteínas, vitaminas e sais minerais, enfim.
Ela é "O Cara"! :)))

Por hoje é só Pessoal!!! :) Beijos, muita paz, boa colheita, Vivi


quarta-feira, 23 de março de 2011

"Morrer é Preciso!" - Paulo Angelim

Morrer é Preciso - Paulo Angelim

Oi amigos queridos,

Vejam só que texto mais lindo! Minha amiga Jacque me enviou e eu estou compartilhando com vocês!  Providenciado especialmente para hoje ok?! ;) Bjs, Vivi


Morrer é preciso

  1. Morrer é preciso
  2. Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida e isso é um erro.
  3. Existem outros tipos de morte e precisamos morrer todo dia.
  4. A morte nada mais é do que uma passagem, uma transformação.
  5. Não existe planta sem a morte da semente, não existe embrião sem a morte do óvulo e do esperma, não existe borboleta sem a morte da lagarta; isso é óbvio.
  6. A morte nada mais é que o ponto de partida para o início de algo novo.
  7. A fronteira entre o passado e o futuro.
  8. Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente...
  9. ... quer ser um bom profissional? Então mate dentro de você o universitário descomprometido que acha que a vida se resume em estudar só o suficiente para fazer as provas.
  10. Quer ter um bom relacionamento? Então mate dentro de você o jovem inseguro, ciumento, crítico, exigente, imaturo, egoísta ou o solteiro solto que pensa que pode fazer planos sozinho, sem ter que dividir espaços, projeto e tempo com mais ninguém.
  11. Quer ter boas amizades? Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita e descompromissada, que só pensa em si mesmo. Mate a vontade de tentar manipular as pessoas de acordo com a sua conveniência. Respeite seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos.
  12. Enfim todo processo de evolução exige que matemos o nosso "eu" passado, inferior.
  13. E qual o risco de não agirmos assim? o risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo essa produtividade e, por fim, prejudicando nosso sucesso.
  14. Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram, não se projetam para o que serão ou desejam ser.
  15. Elas querem a nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam. Acabam se transformando em projetos acabados, híbridos, adultos infantilizados.
  16. Podemos até agir, às vezes, como meninos; de tal forma que mantenhamos as virtudes de criança, que também são necessárias, como: brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade, tolerância, etc.
  17. Mas, se quisermos ser adultos, devemos necessariamente matar atitudes infantis, para passarmos a agir como adultos.
  18. Quer ser alguém (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã, amigo ou amiga) melhor e evoluído?
  19. Então, o que você precisa matar em si, ainda hoje, é o "egoísmo" é o "egocentrismo", para que nasça o ser que você tanto deseja ser.
  20. Pense nisso e morra. mas, não esqueça de nascer melhor ainda.
  21. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
  22. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis
  23. Subtraído de um artigo, de Paulo Angelim, que é arquiteto, pós-graduado em marketing

domingo, 20 de março de 2011

Respira, Inspira e Transpira

Respira, Inspira e Transpira




Respira, inspira, respira, inspira... Quem não já ouviu isso de um médico?! Eu já ouvi tantas vezes!!! Respirar é um ato tão simples e tão complexo ao mesmo tempo! Infelizmente não costumamos dar a atenção merecida às coisas simples da vida, a não ser quando precisamos dela!

Basta uma gripe que, ao estarmos com o nariz congestionado, percebemos como é horrível ficar sem poder respirar direito! Poder respirar, trazer folêgo, força, um bom funcionamento para o nosso organismo, oxigênio, cheiros, faz-nos sentir e viver, simples assim!

Porém, o ato de respirar não consiste apenas em encher os pulmões de ar, pode ser entendido também como: anelar, desejar com ardor. Assim como inspirar também pode traduzir-se como um motivo para estímulo ou iluminação do espírito, e então, a partir dali, daquela inspiração, nasce a obra de arte!

               Transpirar também é uma outra maneira que o corpo tem de respirar, só que esta sai pelos poros, faz-nos suar. Respirar é essencial, mas nada como viver plenamente essa respiração, não só no aspecto físico, mas em tudo que nos abrange como seres humanos. Temos que desenvolver nossa respiração física, emocional e espiritual.

Há alguns dias que penso sobre isso, e, por coincidência, fomos, eu e meu esposo, tentar fazer umas "artes modernas". Eu fiz a base de um quadro e fiquei esperando a inspiração vir... Olha, não é brincadeira, pois é preciso pensar sobre o quê e como se vai fazer, o que se vai usar, sem falar no folêgo, tempo, concentração, paciência, disposição e destreza que temos que ter! E a inspiração?! Em que momento ela aparecerá?! 

Ninguém sabe ao certo e, pelo menos pra mim, não adianta fazer arte de qualquer jeito. Tem que ter a tal inspiração e, além disso, a transpiração! Pois bem, a inspiração veio, não para mim, mas para meu esposo, mas hoje eu usufruo da pintura, descansando a vista e a mente, admirando e inspirando-me.

Respiração, inspiração e transpiração: a primeira nos mantém vivos, a segunda nos faz sonhar e a terceira - tchan, tchan, tchan, tchan - tenta demonstrar, alcançar e fazer com que outras pessoas vejam e sintam algo parecido com o que você vê e sente! Você simplesmente exala o que está dentro de você! Não é fazer por fazer, nem viver por viver ou respirar por respirar! É muito mais: é suor, vida e emoção! Dê valor à completude de sua respiração!

Bem, o quadro foi de uma casa em um lindo campo que só falta cantar: "Casa simplezinha, rede pra dormir, de noite um show no céu, deito pra assistir! Deus e eu no Sertão! Deus e eu no Sertão".

Amigos, não vou limitá-los e mostrar aqui o quadro, mas irei encorajá-los a que vocês o criem e o pintem em suas mentes ou, quem sabe, até numa tela, e, assim, possam respirar, inspirar e transpirar em corpo, alma e espírito sobre a riqueza de suas próprias imaginações e criatividade! :)

Abraços da amiga, Vivi

terça-feira, 15 de março de 2011

HOSANA em três tempos! :)

Hosana em três tempos! :)


              Oi meus queridos amigos, hoje eu vou compartilhar essa música com vocês: HOSANA! Nas versões Português, Inglês e Espanhol. Lindas! 
Bênçãos diretamente dos céus! :) 
"Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro." Ap 7:9-10

Pra saber mais: "Hosana" no grego, 
significa: ὡσαννά, hōsanna, é um  grito de exaltação, glorificação e adoração entoado a Jesus em sua vinda. Primeiramente, em seu nascimento, posteriormente, quando entrou em Jerusalém.

"E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens."
Lc2:13-14

&

"7  Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
8  E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9  E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!"  Mateus 21:7-9
  
E por fim ou num terceiro momento, esta expressão também continua sendo usada da mesma forma hoje em dia, 
para exaltar a Cristo e reconhecer que Ele está voltando e chegando para reinar em nossas vidas, dando-nos Sua presença e salvação.

No hebraico, “Hoshana”(הושענא) significa "salve-nos, por favor" ou "salve-nos agora".

Por isso,  Hosana!!! Bendito seja Jesus! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! 

Abraços, hosana, Vivi :)

Aí vai a música "Hosana" em três tempos também! ;)
  
 





segunda-feira, 7 de março de 2011

Você é um Gênio! :P :)

Você é um gênio! :P :)

Você é um gênio! :P :)

Geralmente, considera-se que uma pessoa extremamente inteligente é aquela que sabe matemática ou algo relacionado a esse assunto. Não os culpo, pois por algum tempo, principalmente em minha adolescência, pensei erroneamente deste mesmo jeito! Até que, com um pouco mais de experiência, descobri, que na verdade, pode ser também, porém devemos ver o que realmente importa, pois ser inteligente ou ser gênio deve ir bem mais além do que viver apenas no mundo da matemática.
A grande maioria das pessoas ainda não sabem sobre as inteligências múltiplas, tema que gosto bastante e que está muito em voga na internet, mostrando ao mundo uma nova de perspectiva daquilo que se conhece por inteligência, desenvolvendo-se e redescobrindo-se cada vez mais em nossa época atual. Antigamente só se cogitava sobre o Q.I.- Quoeficiente de Inteligência e isso acabava frustrando a muitas pessoas, deixando-as com baixa auto-estima, pois se encontravam, de acordo com os “donos da verdade” abaixo da “determinante” linha da inteligência.
O que os “donos” dos testes de Q.I. não sabiam era da existência do Q.E - Quoeficiente Emocional. Apesar de sempre terem existido muitas personalidades que afloraram suas inteligências emocionais ao longo do tempo, como: Mozart, Bach, Michael Ângelo, Garrincha, Pelé, Senna, Sto. Agostinho, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Elvis Presley e etc. Eles e muitos outros certamente tinham o Q.E. bastante desenvolvido. Cada um na sua área, fosse ela musical, religiosa, artística, retórica, esportiva, lógica, entre outras. E para a nossa alegria, é bom sabermos que o melhor de tudo é que nos enquadramos nestas inteligências também! Afinal, quem de nós nunca ouviu algo parecido com o que está escrito abaixo?

Quando ouvimos frases do tipo:
-Ana canta tão lindamente! Todos os milhares que a escutam cantar ficam maravilhados!
-Eles são pessoas exemplares!
-Paulo pinta como ninguém!
-Sofia sabe andar em todo lugar, nunca se perde!
-Mariana é uma pessoa altamente carismática e simpática!
-Bárbara é uma menina muito atenciosa, profunda e observadora!
-Chico tem muito bom humor!
-Felipe é um escritor!
-Maria é uma excelente comerciante!
-Eduarda cozinha divinamente!
-Vanessa dança super bem!
-Elano ensina com primor!
-José é super organizado e prestativo!
-Liana cuida e adora crianças melhor do que todas as pessoas que já vi!
-Joana é uma pessoa tão tolerante e confiável! Gosto de ser sua amiga.
-Ela sempre estende a mão!
-Quando ele fala, a situação ruim muda de figura!
-Ronaldinho é um grande jogador!
-Não tem tempo ruim pra ele!
-João é tão educado e cordial, que geralmente nas reuniões, várias pessoas o chamam para ser o líder!
-Jacqueline é uma pessoa tão agradável, está sempre com um sorriso nos lábios, e isso deixa a todos bem!
-Estava precisando ouvir essa palavra pra seguir em frente!

Essas frases denotam algo que chama muito atenção sobre alguém! No nosso cérebro há diversas funções que se aprimoram cada vez mais à medida que são exercitadas, por isso, devemos exercitá-lo sempre para o lado positivo! Se somos muito bons em algo, claro que isso não nos impede de sermos bons em várias outras coisas também, o que é ótimo! Mas, sempre há algo que gostamos mais e nos sobressaímos e estas qualidades acabam se tornando tão perceptíveis quanto um farol.
Talvez nunca nos digam, talvez ainda não saibamos, mas devemos nos lembrar do quanto e do quê fizemos e fazemos de importante no nosso dia-a-dia que melhora a nossa vida e a vida das pessoas que estão a nossa volta. Isso vai muito mais além de um mais um ser igual a dois. Sob esta perspectiva, um mais um pode ser igual a mil. E você não se prende à inteligência apenas, mas você tem ambas: inteligência e sabedoria para encarar a vida.
O que dizer da menininha de dez anos que após uma única aula sobre Tsunamis, lembrou do que aprendeu e salvou a vida de centenas de pessoas que estavam na praia quando viu o Tsunami se formar? De pais que com tão pouco dinheiro, conseguem prover para a família e dar o bom exemplo em meio às dificuldades? De uma criança que salva a família de um incêndio?! Do amigo que dá força ao outro? De pessoas que se preocupam em doar algo para quem precisa? Usar o que se tem, o pouco que sabe em prol de um bem maior, é o que faz um ser humano ser não só inteligente, mas sábio, ser humano e ser realmente um gênio!
É maravilhoso quando alguém nos diz e nos mostra que somos bons em determinada coisa, e é muito importante saber em que nos destacamos, mas é espetacular quando nós os descobrimos também e valorizamos, sem soberba, esses bens preciosos que há em nós mesmos. Estas características com certeza fazem parte dos nossos dons e talentos, (na realidade, há muito tempo, relatados na Bíblia), dados por Deus. Ele deseja que os aprimoremos, compartilhemos com o próximo e, desta forma, ajudemos a outros a se descobrirem também, a fim de contribuirmos para um mundo melhor e mais feliz. Se você se enquadrar em algo dessa natureza, pode ter certeza: Você é um gênio!

Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Livro de Mateus 25: 20-21

Um abraço, Virgínia Campos GN :P :)

Lance suas Estrelas

Lance suas Estrelas

Oi Amigos, essa história é emocionante, assisti hoje no youtube! Espero que gostem! Bjs, Vivi

quarta-feira, 2 de março de 2011

Vem

Vem

Vem, eu te convido
Vamos ficar bem assim
Com um coração de criança
De cara limpa
Receios extintos
Assim é muito melhor
Sem máscaras, sem rodeios, sem diferenças, sem medos
Acharemos muitos tesouros escondidos
Deus e a nós mesmos
E simplesmente seremos
E seguiremos
Beijando o vento
Dando um abraço no Céu
De bem com a vida, com as pessoas
Do maior ao menor
Querendo aprender
Admirando tudo ao redor
Dormindo tranquilos
Plantando sementes
Colhendo frutos e flores
Correndo com os bichos
Deitando na grama
Trocando nuvens por algodões
Distribuindo solidariedade, esperança e alegria
Tomando banho de mar, de rio, de mangueira e de bica
Chutando água de poça
Cantando desafinado no chuveiro
De alma lavada
De peito aberto
De ouvidos atentos
Gritando só para ouvir os ecos
De cabelos ao vento
Com olhos nos olhos
E um sorriso sincero
Pés que voam e alcançam a quem ninguém mais consegue alcançar
Mente cheia de porquês
Mas sem precisar sempre entender
Com corações que naturalmente acreditam
Almas que dançam, que brincam
Mãos que fazem
Palavras que consolam, que libertam, que salvam
Acreditando em Deus, em sua graça e em sua guarida
Evitando o caminho do mal, do rancor
E um simples beijo pode até curar uma dor
Escolhendo sempre o amor
Jogando o lixo no lixo
Vivendo um dia de cada vez
Sem tempo a perder
Apenas sendo feliz
Nessa hora
Nessa história
Nessa vida
Vem!
Por Virgínia CGN


Queridos, aí vai uma música especial pra hoje: