domingo, 20 de março de 2011

Respira, Inspira e Transpira

Respira, Inspira e Transpira




Respira, inspira, respira, inspira... Quem não já ouviu isso de um médico?! Eu já ouvi tantas vezes!!! Respirar é um ato tão simples e tão complexo ao mesmo tempo! Infelizmente não costumamos dar a atenção merecida às coisas simples da vida, a não ser quando precisamos dela!

Basta uma gripe que, ao estarmos com o nariz congestionado, percebemos como é horrível ficar sem poder respirar direito! Poder respirar, trazer folêgo, força, um bom funcionamento para o nosso organismo, oxigênio, cheiros, faz-nos sentir e viver, simples assim!

Porém, o ato de respirar não consiste apenas em encher os pulmões de ar, pode ser entendido também como: anelar, desejar com ardor. Assim como inspirar também pode traduzir-se como um motivo para estímulo ou iluminação do espírito, e então, a partir dali, daquela inspiração, nasce a obra de arte!

               Transpirar também é uma outra maneira que o corpo tem de respirar, só que esta sai pelos poros, faz-nos suar. Respirar é essencial, mas nada como viver plenamente essa respiração, não só no aspecto físico, mas em tudo que nos abrange como seres humanos. Temos que desenvolver nossa respiração física, emocional e espiritual.

Há alguns dias que penso sobre isso, e, por coincidência, fomos, eu e meu esposo, tentar fazer umas "artes modernas". Eu fiz a base de um quadro e fiquei esperando a inspiração vir... Olha, não é brincadeira, pois é preciso pensar sobre o quê e como se vai fazer, o que se vai usar, sem falar no folêgo, tempo, concentração, paciência, disposição e destreza que temos que ter! E a inspiração?! Em que momento ela aparecerá?! 

Ninguém sabe ao certo e, pelo menos pra mim, não adianta fazer arte de qualquer jeito. Tem que ter a tal inspiração e, além disso, a transpiração! Pois bem, a inspiração veio, não para mim, mas para meu esposo, mas hoje eu usufruo da pintura, descansando a vista e a mente, admirando e inspirando-me.

Respiração, inspiração e transpiração: a primeira nos mantém vivos, a segunda nos faz sonhar e a terceira - tchan, tchan, tchan, tchan - tenta demonstrar, alcançar e fazer com que outras pessoas vejam e sintam algo parecido com o que você vê e sente! Você simplesmente exala o que está dentro de você! Não é fazer por fazer, nem viver por viver ou respirar por respirar! É muito mais: é suor, vida e emoção! Dê valor à completude de sua respiração!

Bem, o quadro foi de uma casa em um lindo campo que só falta cantar: "Casa simplezinha, rede pra dormir, de noite um show no céu, deito pra assistir! Deus e eu no Sertão! Deus e eu no Sertão".

Amigos, não vou limitá-los e mostrar aqui o quadro, mas irei encorajá-los a que vocês o criem e o pintem em suas mentes ou, quem sabe, até numa tela, e, assim, possam respirar, inspirar e transpirar em corpo, alma e espírito sobre a riqueza de suas próprias imaginações e criatividade! :)

Abraços da amiga, Vivi

Nenhum comentário:

Postar um comentário