segunda-feira, 7 de março de 2011

Você é um Gênio! :P :)

Você é um gênio! :P :)

Você é um gênio! :P :)

Geralmente, considera-se que uma pessoa extremamente inteligente é aquela que sabe matemática ou algo relacionado a esse assunto. Não os culpo, pois por algum tempo, principalmente em minha adolescência, pensei erroneamente deste mesmo jeito! Até que, com um pouco mais de experiência, descobri, que na verdade, pode ser também, porém devemos ver o que realmente importa, pois ser inteligente ou ser gênio deve ir bem mais além do que viver apenas no mundo da matemática.
A grande maioria das pessoas ainda não sabem sobre as inteligências múltiplas, tema que gosto bastante e que está muito em voga na internet, mostrando ao mundo uma nova de perspectiva daquilo que se conhece por inteligência, desenvolvendo-se e redescobrindo-se cada vez mais em nossa época atual. Antigamente só se cogitava sobre o Q.I.- Quoeficiente de Inteligência e isso acabava frustrando a muitas pessoas, deixando-as com baixa auto-estima, pois se encontravam, de acordo com os “donos da verdade” abaixo da “determinante” linha da inteligência.
O que os “donos” dos testes de Q.I. não sabiam era da existência do Q.E - Quoeficiente Emocional. Apesar de sempre terem existido muitas personalidades que afloraram suas inteligências emocionais ao longo do tempo, como: Mozart, Bach, Michael Ângelo, Garrincha, Pelé, Senna, Sto. Agostinho, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Elvis Presley e etc. Eles e muitos outros certamente tinham o Q.E. bastante desenvolvido. Cada um na sua área, fosse ela musical, religiosa, artística, retórica, esportiva, lógica, entre outras. E para a nossa alegria, é bom sabermos que o melhor de tudo é que nos enquadramos nestas inteligências também! Afinal, quem de nós nunca ouviu algo parecido com o que está escrito abaixo?

Quando ouvimos frases do tipo:
-Ana canta tão lindamente! Todos os milhares que a escutam cantar ficam maravilhados!
-Eles são pessoas exemplares!
-Paulo pinta como ninguém!
-Sofia sabe andar em todo lugar, nunca se perde!
-Mariana é uma pessoa altamente carismática e simpática!
-Bárbara é uma menina muito atenciosa, profunda e observadora!
-Chico tem muito bom humor!
-Felipe é um escritor!
-Maria é uma excelente comerciante!
-Eduarda cozinha divinamente!
-Vanessa dança super bem!
-Elano ensina com primor!
-José é super organizado e prestativo!
-Liana cuida e adora crianças melhor do que todas as pessoas que já vi!
-Joana é uma pessoa tão tolerante e confiável! Gosto de ser sua amiga.
-Ela sempre estende a mão!
-Quando ele fala, a situação ruim muda de figura!
-Ronaldinho é um grande jogador!
-Não tem tempo ruim pra ele!
-João é tão educado e cordial, que geralmente nas reuniões, várias pessoas o chamam para ser o líder!
-Jacqueline é uma pessoa tão agradável, está sempre com um sorriso nos lábios, e isso deixa a todos bem!
-Estava precisando ouvir essa palavra pra seguir em frente!

Essas frases denotam algo que chama muito atenção sobre alguém! No nosso cérebro há diversas funções que se aprimoram cada vez mais à medida que são exercitadas, por isso, devemos exercitá-lo sempre para o lado positivo! Se somos muito bons em algo, claro que isso não nos impede de sermos bons em várias outras coisas também, o que é ótimo! Mas, sempre há algo que gostamos mais e nos sobressaímos e estas qualidades acabam se tornando tão perceptíveis quanto um farol.
Talvez nunca nos digam, talvez ainda não saibamos, mas devemos nos lembrar do quanto e do quê fizemos e fazemos de importante no nosso dia-a-dia que melhora a nossa vida e a vida das pessoas que estão a nossa volta. Isso vai muito mais além de um mais um ser igual a dois. Sob esta perspectiva, um mais um pode ser igual a mil. E você não se prende à inteligência apenas, mas você tem ambas: inteligência e sabedoria para encarar a vida.
O que dizer da menininha de dez anos que após uma única aula sobre Tsunamis, lembrou do que aprendeu e salvou a vida de centenas de pessoas que estavam na praia quando viu o Tsunami se formar? De pais que com tão pouco dinheiro, conseguem prover para a família e dar o bom exemplo em meio às dificuldades? De uma criança que salva a família de um incêndio?! Do amigo que dá força ao outro? De pessoas que se preocupam em doar algo para quem precisa? Usar o que se tem, o pouco que sabe em prol de um bem maior, é o que faz um ser humano ser não só inteligente, mas sábio, ser humano e ser realmente um gênio!
É maravilhoso quando alguém nos diz e nos mostra que somos bons em determinada coisa, e é muito importante saber em que nos destacamos, mas é espetacular quando nós os descobrimos também e valorizamos, sem soberba, esses bens preciosos que há em nós mesmos. Estas características com certeza fazem parte dos nossos dons e talentos, (na realidade, há muito tempo, relatados na Bíblia), dados por Deus. Ele deseja que os aprimoremos, compartilhemos com o próximo e, desta forma, ajudemos a outros a se descobrirem também, a fim de contribuirmos para um mundo melhor e mais feliz. Se você se enquadrar em algo dessa natureza, pode ter certeza: Você é um gênio!

Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Livro de Mateus 25: 20-21

Um abraço, Virgínia Campos GN :P :)

Um comentário: