quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Amigo Fiel


Amigo Fiel

E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo
a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito.” Jo 21:20a
Oi queridos,
Como é bom termos um amigo com quem podemos dividir, multiplicar nossas experiências, conversar, confiar, confidenciar e muitas vezes contarmos com sua ajuda. Esse é o verdadeiro amigo, amigo fiel. Quem o tem, sabe, ou pelo pelo deveria reconhecer o seu valor. Trata-se de um tesouro, e por isso mesmo é tão raro!
Eu acho maravilhosa essa passagem em que João recosta sua cabeça sobre o peito de Jesus, pois demonstra que tinha intimidade, entrega e honra. Ele sabia quem realmente Jesus era, o filho de Deus, seu Pai e seu amigo.
Por quatro vezes, em épocas distintas da minha vida, eu estava andando na rua, quando de repente me vi em apuros. A primeira destas vezes, aconteceu quando uns indivíduos estavam vindo em minha direção e eu sabia que eles queriam me assaltar, meu coração quase saltou pela boca, eu estava sozinha, mas naquela hora tive a ideia de pedir ajuda à uma moradora da casa da frente. Atravessei a rua bem rápido e não me fiz de rogada, disse o que estava havendo à dona da casa, e ela me deixou entrar em sua residência. Dei graças a Deus e a ela também! Ela não era minha amiga, nem conhecida, mas teve prazer em me ajudar, e, pelo fato de ter me dado abrigo seguro naquele momento e ter me livrado, eu lhe sou eternamente agradecida.
A segunda vez, eu estava com minha amiga Gleíza,
e enquanto andávamos, veio em nossa direção uma turma de meninos e rapazes, que já estavam super animados em nos ver andando a sós, numa rua praticamente deserta, sem ter pra onde correr e por nos verem como presas fáceis. A primeira ideia que nos veio à cabeça foi: Meu Deus! E agora?! Falamos baixinho uma com a outra e nos demos conta da guarita de um prédio, que há pouco havíamos passado em frente, e que era bem escondida, retornamos, andamos o mais rápido possível, na direção do porteiro e ele nos deixou entrar no prédio. Os indivíduos passaram e nos xingaram. Mas ficamos bem, apoiamo-nos uma na outra, demoramos um bom tempo e ficamos muito agradecidas ao porteiro que nos ajudou.
Como Jesus falou em Lucas, em que Ele diz para pedir e que vai se abrir, foi o que aconteceu quando eu pedi socorro à dona de casa e ao porteiro, as portas se abriram, mesmo eu sendo desconhecida. E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe;
e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.” Lc 11: 9-10
Na terceira vez, estava passeando pela Beira-mar
com meu esposo e com nossos amigos, só que eu estava andando um pouco à frente da nossa turma, quando ouvi a voz do meu esposo e da nossa amiga Gisele falando em um tom bem diferente: - Virgínia! Não tive a menor dúvida, as vozes deles aos meus ouvidos soaram bem diferentes e ao perceber algo estranho no ar, eu dei meia volta volver, na hora, pois apesar de não saber o que era, tratei de mudar e ir logo pra perto deles. Havia um marginal, querendo “pegar” minha bolsa, ele achava que eu estava sozinha, mas quando ouviu e viu meu esposo atrás dele apressou-se e sumiu. E eu suspirei aliviada e eles também!
Na quarta vez, eu estava grávida de uns seis meses e acompanhada de minha mãe.
Neste dia, ela já havia pedido para irmos a uns quatro lugares diferentes!
Antes eu a tivesse ouvido! Estávamos saindo do carro quando uns delinquentes se aproximaram armados e anunciaram o assalto. Levaram algumas coisas, mas graças a Deus, foi só isto. Depois de toda aquela aflição, o fato de eu estar com minha mãe, ajudou-me a ficar mais calma, mesmo tendo passado pela angústia comigo, ela ainda tentou me acalmar e logo outras pessoas apareceram posteriormente para nos ajudar e tranquilizar.
Deus abençoe ricamente e poderosamente a cada uma dessas pessoas que
se dispuseram a nos ajudar de alguma forma! Sabe aquela sensação de alívio e descanso para o corpo e para a alma? Pois foi exatamente o que eu senti em cada uma dessas vezes, pode ter certeza. Deus os recompensará!
A primeira vez eu estava só, na segunda com uma amiga,
na terceira, com meu esposo e na quarta, grávida e com minha mãe, e, em todas as vezes, eu sabia que apesar dos pesares, Deus estava lá conosco e comigo, por isso mesmo, bem dentro de mim, eu gritei bem alto, mas era alto mesmo viu?! Nem pestanejei, chamei meu Pai: - Paaaaai!
Lançando sobre Ele (Deus) toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. I Pedro 4:7

Com Cristo, a nossa relação não é muito diferente, enquanto não o
conhecemos, mesmo estando entre muitas pessoas, sentimos-nos sozinhos, com o peso do mundo nas costas, em apuros e não temos pra onde ir e nem pra quem correr. Se não o buscamos, nem pedimos sua ajuda, e acabamos nos conformando em passar pela aflição, infelizmente pode acontecer algo indesejável e não foi por falta de aviso, até mesmo da nossa própria consciência. Como diz em provérbios: “O avisado vê o mal e se esconde; mas os imprudentes passam adiante e sofrem a pena.” Pv 27:12
Mas se pensamos melhor, buscamos a Jesus, batemos na porta, pedimos e mudamos o rumo da caminhada, de repente nos tornamos conhecidos e a situação se reverte a nosso favor.
Dessa forma, o Senhor, de uma forma bem especial, coloca-nos em um lugar seguro, a salvo nEle, e ficamos felizes por sua salvação.
Depois de um certo tempo, quando temos a Jesus como amigo, encontramos alguém com quem podemos nos apoiar, dividir nossas experiências, pedir sua orientação para viver no meio de tudo o que nos envolve seja da felicidade ou não, e a vencer angustias e medos. Convivemos e aprendemos muito dEle e com Ele, conversamos e escutamos um ao outro, esperamos juntos o momento certo para agir e o fato de sabermos que Ele está ali conosco em todo o tempo nos dá a tranquilidade que precisamos, pois o conhecemos e confiamos nEle.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos,
e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mt 11:28-30

Posteriormente, chega o momento em que nos encontramos tão próximos a Ele,
e nos entregamos totalmente a Ele, é o tempo de darmos frutos, e em que somos conhecidos, reconhecidos por Ele, e só pelo jeito de olhar e falar já sabemos o que nos quer dizer, com mais profundidade e intimidade, como por exemplo, em relacionamentos mui profundos entre amigos muito chegados, irmãos, conjunges ou pais e filhos, enfim com alguém que realmente se importa e se ama. Isso não quer dizer que não existirão mais dificuldades e diferenças, mas sim que, não importa qual seja o problema, Deus estará conosco e qualquer que seja a situação Ele será por nós pro que der e vier, e temos plena certeza disso. Assim, sentimos-nos plenamente à vontade com Ele, pois sabemos no âmago da nossa alma que nada poderá nos separá do seu amor, que está em Jesus Cristo.

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 8:35-39

Então, aparentemente, pode até ser que o mundo nos veja sozinhos, desamparados, numa rua deserta
e por isso queira nos atacar, denegrir-nos. O mundo não consegue e nem pode ver a realidade, então acaba trocando ouro por palha, pois é preciso ter um olho clínico, de especialista, para se reconhecer um verdadeiro tesouro, afinal nem tudo o que reluz é ouro. Portanto, quem tiver ouvidos para ouvir ouça e quem tiver olhos para ver, veja! A verdade é que há um Deus por nós, que nos chamou de filho e quem não tem ao Senhor verdadeiramente é que está desamparado, oprimido, abatido e perdido. Procurando respostas em todos os lugares, pois ainda não tem o amigo fiel, em quem recostar a cabeça, descansar a alma, pois não o conhece, antes prefere o mundo, as coisas que há no mundo, não as de Deus, antes o rejeita. Mesmo Jesus sendo tão claro quando diz em João 14:6: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12

VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos
de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. 
Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.” I João 3:1-3

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” I Jo 4:8

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. João 3:19-20

Devemos confiar em Deus, Ele é
o nosso maior tesouro, o melhor amigo, quem dá-nos bons amigos, livra-nos do mal, da angústia e da dor, em quem podemos confiar, entregar nossos fardos, recostar a nossa cabeça, devemos fazer dEle a nossa morada, nosso lugar seguro. É onde encontramos um ombro amigo, um irmão, uma voz conhecida, um amado, uma mãe, um Pai que nos ama, que luta por nós e ainda que, morramos para este mundo, viveremos com Ele eternamente em nossa verdadeira casa, em seu Reino de Paz e Justiça e de qualquer forma a vitória será nossa.

Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.” Rm 14:7-8
Ele está conosco e nos conforta e consola.
É exatamente o que Jesus nos diz:Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Deus é nosso amigo fiel! 
A questão é, até que ponto deixamos de ser estranhos, ou conhecidos e passamos a ser amigos de Deus?


"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." João 15: 12-13



"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21

Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.”
I Crônicas 28:11

Virgínia Campos :)

Um comentário:

  1. Como é bom testemunhar a fidelidade de Cristo!Gostei muito da reflexão que fez!Muitas vezes as pessoas se sentem tão só...não conseguem ver no escuro, nem tampouco sentir...Mas O Nosso Deus não nos abandona NUNCA!!!
    OBRIGADA SENHOR!!!
    NÓS TE AMAMOS COM TODAS AS NOSSAS FORÇAS!!!
    Beijo Vi! :)
    Estou sempre por aqui...

    ResponderExcluir